Na última sexta-feira (30/04), o Tribunal de Justiça do Paraná lançou o Balcão Digital, uma plataforma com o intuito de realizar atendimento, por videoconferência de partes, representantes ou qualquer pessoa interessada nos processos físicos ou eletrônicos em tramitação nos Ofícios Distribuidores e Varas Judiciais do primeiro grau, nas Câmaras e Seções Cíveis e Criminais, no Órgão Especial e no Conselho da Magistratura.
Essa plataforma surgiu após a mudança cultural ocasionada pela pandemia, onde o judiciário foi obrigado a fechar as portas para atendimentos presencias, e viu a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico para atender as necessidades da sociedade.
A plataforma é regularizada pelo Decreto Judiciário nº197/2021 que já foi aprovado de forma unanime na sessão administrativa do Órgão Especial do TJPR realizada em 12 de abril.
“A ideia do Balcão Virtual é ser uma forma mais humanizada de atendimento, trazendo um atendimento mais individualizado para a população e para que o usuário possa visualizar quem está ali atendendo, bem como para que o servidor tenha um contato mais pessoal com o advogado ou a parte que está procurando o auxílio do Judiciário”, explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, Rafael Teigão.
Fonte: TJPR.